Imprimir

Notícias / Cidades

Milhares de professores protestam na praça Alencastro por piso salarial

Da Redação - Lucas Bólico

Milhares de professores da rede pública (municipal, federal e estadual) de Mato Grosso foram às ruas na tarde desta quarta-feira (16) para protestar pelos seus direitos trabalhistas. Eles se reuniram na praça Alencastro, e com direito a apresentações culturais, chamaram atenção para a causa que defendem.

O Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), juntamente com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), organizou o evento. A principal reivindicação colocada em pauta foi que o cumprimento da Lei do Piso Salarial.

Helena Bortolo, presidente do Sintep em Cuiabá explicou que alem da questão salarial, o movimento luta por paridade de direitos entre profissionais da educação, efetivos ou interinos.

Heliamar Junia de Castro, diretora da subsede do Sintep em Várzea Grande lembra que o piso salarial dos educadores é de R$1.132,40, e não está sendo cumprido pelos atuais gestores.

Segundo a organização, cerca de cinco mil professores se reuniram na praça, sendo duas mil do interior do estado. Luciene Boaventura, que da aula na educação infantil, por exemplo, veio do distrito de Barra do Bugres, juntamente com Beatriz Alves da Silva que reclamava de alguns diretores que não liberaram professores para a manifestação. Ela preferiu não apontar as escolas em que isso supostamente aconteceu.
Imprimir