Imprimir

Notícias / Política BR

Estudantes fazem manifestação contra Yeda na Assembleia

Agência Folha

Um grupo de estudantes pichou nesta quarta-feira paredes do prédio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com palavras de ordem contra a governadora Yeda Crusius (PSDB) e o deputado Coffy Rodrigues (PSDB), relator da CPI que investiga denúncias de corrupção na administração da tucana.

Os manifestantes estudantes do ensino médio e universitários chegaram ao prédio após passeata pelas ruas de Porto Alegre e se dirigiram ao gabinete de Rodrigues.

Segundo a assessoria da Assembleia, um manifesto pedindo a saída do deputado do cargo de relator da CPI foi entregue no gabinete. Em meio ao protesto, inscrições como "Fora Yeda" e "Fora Rodrigues" foram feitas nas paredes.

Em nota, o presidente da Assembleia, deputado Ivar Pavan (PT), afirmou que "reconhece que o Rio Grande do Sul vive uma situação grave no cenário político, o que tem acirrado debates e manifestações". Mas ele disse que "não compactua com exageros, como os cometidos na manhã desta quarta".

Na segunda-feira também houve tumulto na Assembleia, envolvendo sindicalistas contrários à governadora tucana e deputados governistas. Sindicalistas chegaram a invadir uma sala do prédio.

Nesta semana começou a tramitar na Casa o pedido de impeachment de Yeda Crusius, suspeita de envolvimento em esquema de fraudes no Detran-RS. Ele sempre negou.

Hoje pela manhã em Porto Alegre também houve manifestação de servidores públicos estaduais contra Yeda. Em uma das manifestações, a estátua do Laçador, que representa um gaúcho em trajes típicos, amanheceu coberta por um capuz.
Imprimir