Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Blairo Maggi e governadores da Amazônia tentam convencer Lula a implantar REDD

De Brasília - Marcos Coutinho e Rosângela Mendes

O governador Blairo Maggi e seus colegas da região amazônica vão se reunir, a partir das 09h30, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tentativa de convencê-lo a implantar a política de compensações para a emissão de carbono, conhecido pela singla em inglês por Redd (Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação)

 Terei uma audiência com o presidente da república junto com os governadores da região amazônica. Iremos tratar de propostas  que queremos levar para Copenhagen. Levaremos a posição dos governadores da Amazônia e não do Itamaraty com respeito à questão do meio ambiente”, disse o governador  sobre a sua ida a Brasília.

O governador Blairo Maggi foi o primeiro a chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil e a previsão é que oito outros governadores participem do encontro. Os chefes do Executivo da Amazônia Legal querem convencer o presidente que a proposta do governador Blairo Maggi, de compensar financeiramente os Estados quando houver redução na emissão de gás carbono, é essencial, ao contrário do que pensam os diplomatas do Itamaraty.  

Na reunião na Dinamarca, será discutido um novo tratado internacional para substituir o Protocolo de Kyoto, que estabelece limites às emissões de gases do efeito estufa e que expira em 2012. Por figurar entre as 10 maiores economias do mundo e ser o quarto maior poluidor do planeta, o Brasil tem papel importante nas discussões sobre as mudanças climáticas.



Mais informações em instantes
Imprimir