Imprimir

Notícias / Cidades

Tempestades deixam céu coberto por poeira, derrubam árvores e quase 600 postes em MT; veja vídeos

Da Redação - Bruna Barbosa

Com ventos de até 100 km/h e tempestades sendo registradas em Mato Grosso, um balanço da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, constatou a queda de 576 postes desde 24 de setembro. As equipes ainda foram acionadas por estradas cobertas por poeira e com registro de quedas de árvores. 

Leia também 

Menina de 8 anos fica ferida após ser atropelada por menor de idade que estava empinando moto

Os monitoramentos meteorológicos da concessionária mostram que há risco de chuva severa ou que gere atenção em 90% das cidades de Mato Grosso. Um dos vídeos mostra uma estrada com o céu coberto por poeira, prejudicando a visibilidade dos motoristas. 

Já na MT-175, veículos ficaram impedidos de passar após queda de várias árvores nessa quinta-feira (6). O gerente de operações da Energisa, José Nelson Quadrado, explicou que as equipes precisaram atuar. 

"As árvores estão sendo arremessadas às vezes quase que inteiras sobre a rede. E o pior é que os caminhos estão também bloqueados. Na MT-175 havia várias árvores impedindo a passagem dos veículos hoje à tarde. E a gente também precisa trabalhar com segurança pra não colocar em risco nossas equipes". 

O gerente pediu  a compreensão e o apoio da população neste momento crítico. Ele ressaltou que as equipes estão atuando 24 horas por dia para restabelecer a energia nas regiões afetadas, trabalhando ainda em regime de contingência, com reforço de pessoal e equipamentos.

“Pedimos muita calma para a população. Não intervir de forma alguma na rede. A gente sabe que o tempo de restabelecimento de energia está impactado nas regiões. Mas é ter calma pra não causar acidentes sérios. Por exemplo, essas práticas de usar ferros para mexer em postes. Não faça isso. É um risco, pode ferir ou matar alguém".

Chuvas severas

A Energisa usa os dados para criação planos de ação para retomada do fornecimento em caso de interrupção por danos a rede. A maior preocupação é com a ventania e raios.

Na região de Campo Verde, equipes se depararam com colunas de poeira e chuva. E e um momento assim é importante seguir as recomendações de segurança.

Em caso de rajadas é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

É bom evitar, também, o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de problemas com redes de energia, acione a Energisa pelos canais de atendimento: 

Call Center: 0800 6464 196

Whats App (Gisa): (65) 99999-7974.

energisa.com.br

Veja os vídeos:
 
Imprimir