Imprimir

Notícias / Cidades

Pronto Socorro de Cuiabá tem taxa de complicação de cirurgias eletivas abaixo de 1%

Da Redação - Bruna Barbosa

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá tem taxa de complicação das cirurgias eletivas abaixo de 1%, com mais de 800 procedimentos há realizados pelo programa MT Mais Cirurgias. A ação, que começou em agosto, tem como objetivo tirar mais de 11 mil pessoas de todo Estado que aguardam na fila para passar por algum tipo de procedimento cirúrgico. 

Leia também 

Fávaro divulga estudo e rebate adversários sobre a fome em MT: negam a ciência e os números

Conforme revelou o médico responsável pelas equipes de cirurgias, Douglas Dolce Domingues, o percentual é um indicador do sucesso das cirurgias.

"Pelo fato destas cirurgias serem de baixa complexidade e a internação ser no máximo de 48h, quase todos os pacientes estão tendo alta sem nenhum tipo de complicação", comentou.

Ele disse que das mais de 800 cirurgias realizadas, apenas seis tiveram algum tipo de complicação. "Entre as complicações, tivemos casos de infecções, seromas e sangramentos. Felizmente não tivemos casos muito sérios e logo conseguimos resolver os problemas", afirmou o médico.

O diretor superintendente do HPSMC, Dr. Guilherme Salomão, está muito satisfeito com o andamento das cirurgias, pois a ação está dando vazão à fila de espera.

"Muitas pessoas aguardam há anos para passar por procedimentos cirúrgicos e este mutirão está ajudando a tirar esses pacientes da fila. Este era um desejo antigo do prefeito Emanuel Pinheiro e estamos empenhados para conseguirmos finalizar esta fila o quanto antes. Estamos trabalhando com muita seriedade e responsabilidade para que o tempo de espera dos pacientes pelas cirurgias eletivas seja o menor possível" concluiu o diretor.

Pessoas que aguardam algum procedimento cirúrgico desde 2015 podem entrar em contato presencialmente na Central de Regulação, na Av. Tenente Coronel Duarte (Prainha), esquina com Dom Bosco, em Cuiabá. Também podem entrar em contato pelo número fixo (065) 3614-5561 ou pelo WhatsApp nos números 3614-5548 e 3614-5558.

 
Imprimir