Imprimir

Notícias / Cidades

Empresa do agro é multada em R$ 2 milhões após incêndio em depósito causar poluição

Da Redação - Bruna Barbosa

A Luft, empresa com foco em logística de transporte para o agro Luft, foi multada em R$ 2 milhões após um incêndio em um dos depósitos de Sorriso (a 420 km de Cuiabá), no início do mês. De acordo com a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), o incêndio causou poluição em níveis que poderiam resultar danos à saúde humana, provocar morte de animais ou destruição significativa da biodiversidade.

Leia também 

Empresa do agro diz que incêndio não atingiu produtos tóxicos; 24 pessoas atendidas após inalação da fumaça

Incêndio em vegetação atinge seis carrocerias de carretas estacionadas em empresa

Uma equipe da diretoria da unidade da Sema de Sinop foi acionada em 9 de outubro, pelo Corpo de Bombeiros de Sorriso, para apoio em atendimento de ocorrência envolvendo incêndio e derramamento de produtos perigosos (defensivos agrícolas).

A unidade monitorou o serviço de descontaminação na área e as medidas para cessar os danos ambientais ao identificar o vazamento do produto para fora das limitações da empresa.

Diques de contenção foram construídos pela empresa para evitar que o efluente contaminado atingisse o afluente do Rio Teles Pires.

O efluente foi bombeado para um tanque pulmão construído para receber estes resíduos e encaminhado para destinação final, assim como a terra contaminada que foi acondicionada em caçambas.

Também foi solicitado que a empresa obstruísse a passagem do barramento localizado próximo a nascente evitando assim que o afluente atingisse outro curso de água.

Na ocasião, equipe técnica da Regional notificou os responsáveis para apresentar informações sobre quais produtos e volumes estavam armazenados no local do incêndio.
Imprimir