Imprimir

Notícias / Política MT

‘Anúncio’ de Botelho na casa de Janaina será só para grupo do presidente e contará com presença de Max

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

O anúncio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Eduardo Botelho (UNIÃO) sobre a resposta recebida do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da possibilidade ou não de o parlamentar disputar novamente a presidência da Casa de Leis será feito apenas para 14 deputados, ou seja, o ‘grupo’ do atual presidente. O evento na casa da deputada Janaina Riva (MDB) deve acontecer das 18h às 20h, e o ex-presidente Max Russi (PSB) – um dos principais candidatos à Presidência além de Botelho - está na lista de convidados.

Leia também:
Botelho recebe resposta sobre possibilidade de disputar nova Presidência e irá comunicar deputados em jantar na casa de Janaina

Botelho preferiu não adiantar à imprensa o resultado de sua consulta ao STF, e disse que o faria aos parlamentares em um jantar na casa de Janaina. Nesta terça-feira (22), a deputada brincou dizendo que não estava sabendo de banquete, mas que seriam somente petiscos das 18h às 20h. ‘Depois começa a bebedeira e a reunião muda de assunto’, revelou.

Janaina aposta que Botelho fará o anúncio de que não vai poder disputar a presidência e que irá apoiar Russi ao cargo. Catorze deputados integram a lista de convidados. O número é o mesmo que Botelho havia afirmado que já teria de votos garantidos em seu nome.

Botelho realizou uma consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar se poderia ocupar novamente o cargo de presidente. Em fevereiro de 2021, ele chegou a ser retirado do cargo quando o ministro Alexandre de Moraes apontou ilegalidade na recondução de deputados estaduais para os mesmos cargos numa mesma legislatura e determinou que a ALMT realizasse uma nova eleição, que acabou levando Max ao comando do Legislativo.

No entanto, Botelho voltou a ser presidente por força de revisão de liminar do Supremo Tribunal Federal. No entanto, o mérito do processo ainda não foi votado. A última movimentação foi em 5 de março, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu vista do processo. Agora, a nova presidência seria a quarta consecutiva, mas primeira em nova legislatura.

Recentemente, a deputada Janaina Riva (MDB) desistiu de compor a futura Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ao Olhar Direto, a parlamentar afirmou que pleiteava a 1ª Secretaria, mas que recuou diante do afunilamento da disputa em torno dos nomes de Eduardo Botelho (UNIÃO), atual presidente da Casa, e de Max Russi (PSB), atual 1º secretário.
Imprimir