Imprimir

Notícias / Política MT

Janaina, Max, Botelho e Dilmar vão à Casa Civil discutir ‘atraso’ na votação do Fethab e taxação de minérios

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Os deputados estaduais Janaina Riva (MDB), Max Russi (PSB), Eduardo Botelho (UNIÃO) e Dilmar Dal Bosco (UNIÃO) se reuniram nesta quarta-feira (14) antes da sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e decidiram ir até a Casa Civil para discutir um possível ‘atraso’ na votação dos dois projetos enviados pelo Executivo: o Fethab e a taxação da mineração.

Leia também:
Líder do Governo diz que AL tem pressa para votar projetos do Fethab e da Mineração

Algumas inconsistências nas propostas seriam os motivos para o adiamento, além de dúvidas que não ficaram bem esclarecidas como, por exemplo, como será feita a cobrança sobre os minérios. A expectativa era de que os projetos passassem em primeira votação nesta quarta-feira e em segunda em uma sessão extraordinária já na sexta-feira (16).

Em relação ao Fethab, a discussão deve ser sobre a proposta da Assembleia para que, ao invés de 10% dos recursos serem destinados ao social, sejam destinados 5% ao social e outros 5% à agricultura familiar, por meio da Empaer, Indea e patrulhamento rural.

A conversa com a Casa Civil acontece para facilitar a tramitação. Isso porque se a Assembleia apresentar emendas e fizer modificações nos projetos sem fazer antes um acordo, eles podem ser vetados pelo Executivo, o que causaria mais atraso para que as leis sejam colocadas em prática.
Imprimir