Imprimir

Notícias / Cidades

Mato Grosso registra queda de 8 milhões de raios em três meses e próximos dias devem ter chuva forte

Da Redação - Bruna Barbosa

Entre setembro e novembro deste ano, Mato Grosso registrou queda de 8 milhões de raios, de acordo com dados do painel de monitoramento do clima contratado pela Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica. O aumento foi de 60% com relação ao mesmo período do ano passado. 

Leia também

PGJ destaca descumprimentos judiciais para colapso na saúde de Cuiabá e pede intervenção Estadual

De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, a alta incidência de descargas tem relação com choque de massas de ar quente com a umidade vinda do norte do país, gerando chuva forte principalmente no interior do estado.
 
"O aumento do número de descargas atmosféricas na região de Mato Grosso é comum nesta época do ano, devido a atuação de sistemas meteorológicos que favorecem a formação de nuvens na região, como a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)”, detalhou.

A metereologista explicou que há previsão de tempo instável para os próximos dias em Mato Grosso, que apesar de registrar altas temperaturas, há chance alta de chuva forte no final do dia. A Energisa também alertou para risco de alagamento. 
 
“A tendência indica que a convergência de umidade e consequentemente a chuva acompanhada de descargas atmosféricas deve permanecer na região neste final de ano, entre o Natal e o Réveillon", acrescentou a especialista.
 
Por causa da previsão, a Energisa vai atuar em estado de atenção e força máxima de trabalho durante as festas de fim de ano. 

Os dados do clima ficam disponíveis no Centro de Operações Integrado, em Cuiabá, que já monitora em tempo real focos de queimadas e recebe ao vivo imagens de regiões estratégicas, como o Pantanal.

A maior preocupação atualmente, segundo a Energisa, é com áreas rurais com zonas de atoleiros. Há trechos em que os caminhões da empresa só estão passando com o apoio de tratores.
 
Em caso de urgência, entre em contato a Energisa pelo aplicativo Energisa On, pelo site www.energisa.com.br, pelo Call Center 0800 646 4196 ou pela Gisa (65) 99999-7974.
 
Imprimir