Imprimir

Notícias / Cidades

Fogos que fazem barulho são proibidos em Cuiabá e lei prevê multa em casos de descumprimento

Da Redação - Bruna Barbosa

A Prefeitura de Cuiabá ressaltou que a lei nº 6.644/2021, que proíbe uso de fogos com estampido ou estouro em espaços públicos ou privados. Com a chefada do Natal, comemorado neste domingo (25) e do réveillon. A emissão dos ruídos deste tipo de fogos pode acarretar em danos à saúde da população e dos animais. 

Leia também

Mulher é amarrada no sofá em tentativa de roubo e percebe que assaltante é seu colega de trabalho

De acordo com a lei, a alternativa para as clássicas comemorações deste período são os fogos que possuem apenas efeito visual, sem emissão de som. Em casos de descumprimentos, os infratores estão sujeitos a multa. 

A Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), lançou a campanha "Eu Respeito e Protejo o Meu Amigo Pet" nesta semana com intuito de politizar a conscientização coletiva pertinente à causa.

Titular da Pasta, a veterinária e zootecnista Andrea de Mello, afirmou que os fogos assustam os animais, que podem precisar passar por tratamentos específicos por conta dos estrondos.

Ela também chamou atenção para os animais que são abandonados nesta época do ano, quando os tutores entram de férias e viajam, deixando os animais nas ruas. 

"Como se não bastasse, muitos donos acabam se ausentando de suas residências em decorrência de viagens e abandonam os indefesos pelas ruas da cidade. Pedimos encarecidamente para que não desenvolvam esse tipo de atitude, pois são nestes momentos em que devolvemos a eles, toda a lealdade e carinho que nos dão durante sua existência", enfatizou. 

Para os atendimentos relacionados a Poluição Sonora a Secretaria de Ordem Pública (SORP)  e Defesa Civil disponibiliza o Disque-Silêncio, que funciona nos telefones (65) 3616 9614 e 99341-3000, de quinta-feira a domingo, a partir das 22 horas até as 3 horas.

Já a DBEA, no expediente de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 e das 14h às 18h, pelo aplicativo de troca de mensagens - WhatsApp: (65) 99207-4318. 
Imprimir