Imprimir

Notícias / Política MT

Emanuel explica contrato para chipagem de animais domésticos e anuncia arquivamento

Da Redação - Érika Oliveira

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) explicou nesta segunda-feira (09), durante coletiva de imprensa, que já havia determinado o arquivamento do contrato para execução de um projeto de controle populacional de animais domésticos. O caso veio à tona durante o período de intervenção na Saúde e provocou questionamentos, mas não chegou a ser publicado no Diário da Gazeta Municipal.

Leia mais:
“Faz parte da paixão do Pinheirismo; se eu tivesse lá tomava champanhe com eles”, afirma Emanuel sobre comemoração de servidores

“Essa iniciativa que é nossa ficou no meio termo se seria pela Diretoria de Bem-Estar Animal ou pela Secretaria de Saúde. Recebemos a informação que ela seria aplicada via emenda, pois não teríamos os recursos para tal e o vereador Sargento Vidal nos concebeu R$ 500 mil. Mas, devida a discussão da coordenação e por questões de transparência e responsabilidade, não empenhamos e não publicamos. Determinei o cancelamento e o arquivamento e chegou a intervenção, ou seja, zero despesas, algo que não aconteceu. Já encaminhamos para Controladoria Geral do Município para as providências”, disse o prefeito.

O prefeito, todavia, defendeu a necessidade dos serviços e destacou o compromisso de sua gestão em favor da causa animal. "Existe toda uma soma de esforços do nosso governo com a causa. Criamos a Diretoria que irá se transformar em secretaria-adjunta, deixando a nossa marca em Cuiabá para o futuro. Somos a gestão que mais promoveu leis contra qualquer tipo de violência animal. Lancei e está em obras o Hospital Veterinário Municipal, unidade exclusiva em Mato Grosso, buscando avançar nas frentes de defesa", completou.

A proposta tinha como finalidade contribuir para a redução dos índices de abandono e maus-tratos, uma crescente na capital nos últimos anos, por meio da microchipagem, carteiras digitais de vacinação e identificação, sistema de controle de castrações, adoções, emissão de certificados clínicos, entre outros, por meio do monitoramento dos pets, em conjunto com o Centro de Zoonoses.

Nos primeiros 11 meses de 2022 - janeiro a novembro -, o Centro de Zoonoses de Cuiabá registrou mais de 1.500 atendimentos prestados à população, entre, castrações, tratamento de denúncias, resgates, consultas clínicas e doações.
Imprimir