Imprimir

Notícias / Brasil

Cadeias de SP abrigam mais de 1.700 presos estrangeiros; bolivianos lideram lista

Folha Online

O sistema prisional do Estado de São Paulo abriga atualmente 1.742 presos estrangeiros, sendo os bolivianos a maior parte dos detidos, segundo levantamento divulgado pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). Ao todo, cerca de 150 mil pessoas estão sob custodia do órgão.

O levantamento da SAP aponta que, desses 1.742 estrangeiros, 1.295 são homens e 447 mulheres, e estão abrigados em três unidades prisionais do Estado --no CDP (Centro de Detenção Provisória 3) de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), na Penitenciária de Itaí (283 km de São Paulo) e na Penitenciária Feminina de São Paulo.

No total, o Estado de São Paulo possui presos de 96 países estrangeiros. Desses, 211 são bolivianos, 169 peruanos e 144 sul-africanos.

A penitenciária feminina de Itaí recebe presas estrangeiras desde 2006. De acordo com a secretaria, a unidade foi adaptada para esse fim e possui uma biblioteca, com obras de diversos países, para que o interno não perca o contato com a sua cultura. O presídio possui ainda uma sala própria para o recebimento de cônsules e defensores de diversos países.
Imprimir