Imprimir

Notícias / Cidades

Menino de 12 anos internado no HMC desde 2021 recebe alta e emociona equipe

Da Redação - Bruna Barbosa

Apesar da pouca idade, Gabriel Xavier Aquino de Souza, de 12 anos, precisou enfrentar um longo tratamento desde que foi diagnosticado com quadro grave de desnutrição e síndrome do intestino curto quando foi internado, em 2021, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Apelidado de "xodózinho" pela equipe de profissionais de saúde da ala pediátrica, Gabriel recebeu alta na terça-feira (14). 

Leia também

Wesley Safadão volta a Cuiabá com Garota Vip e traz Dennis DJ, Murilo Huff e Marcynho Sensação

A alta médica aconteceu após admissão pela Assistência Domiciliar (Home Care), modalidade de atenção à saúde, com internação domiciliar, sendo uma extensão do hospital. Gabriel estava internado desde 20 de julho de 2021. 

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, Gabriel ficou entre idas e vindas entre o HMC e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, em São Paulo (SP), especializado no tratamento da síndrome do intestino curto. Para o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), responsável pelo HMC, Paulo Rós, a alta do menino deixou toda a equipe feliz. 

Segundo o diretor-geral, apesar do atendimento realizado no HMC ainda havia necessidade de uma unidade especializada no tratamento intestinal necessário. Como o serviço não é ofertado em Mato Grosso, ele precisou viajar para São Paulo através de regulação para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

“Como o quadro clínico era delicado, ao chegar em Mato Grosso, Gabriel voltava para a internação do HMC até conseguir o benefício do home care. A gestão municipal tem essa sensibilidade e ofereceu a melhor assistência possível ao Gabriel e sua família”, explicou. 

Gabriel mora com a família no bairro Jardim Novo Colorado, em Cuiabá, e contou que está ansiosa para voltar à escola, brincar e passear. 

A médica Marjore Perin, do serviço de home care, responsável pela admissão do paciente, explicou que o menino vai ter os cuidados diários dos profissionais da saúde em casa. 

“Ele receberá nutrição parenteral no período noturno e fará uso de medicações, conforme recomendado pela unidade hospitalar especializada em São Paulo”, informou.   

Devido à complexidade, Gabriel continuará com os acompanhamentos periódicos no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus em São Paulo, e ao retornar, não precisará mais ficar hospitalizado no HMC, já que agora conta com o home care. 
Imprimir