Imprimir

Notícias / Política MT

Exames de raio-X que estavam suspensos há mais de quatro meses são retomados em Cuiabá

Da Redação - Airton Marques

Os exames de raio-X foram retomados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Verdão, em Cuiabá, depois de mais de quatro meses suspensos. Os equipamentos tinham sido recolhidos em novembro de 2022 por falta de pagamento à empresa prestadora do serviço. O retorno dos exames foi uma das prioridades elencadas pelo Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá.

Leia também:
Secretário de Saúde determina apuração da situação de pacientes que utilizam Tratamento Fora de Domicílio

Até sexta-feira (07), os serviços serão retomados nas outras duas UPAs, nos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos. Com a instalação dos equipamentos de raio-X, as unidades passam a ter capacidade para fazer 6 mil exames por mês, sendo dois mil em cada uma delas. 

A regularização dos serviços nas unidades de pronto-atendimento vai agilizar a realização dos exames e ainda evitar sobrecarga no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). 

“Quem precisava de atendimento era levado de ambulância até o Pronto Socorro e isso demanda mais custo e mais tempo”, explica a cointerventora Najla Muller Ribeiro, que ocupa o cargo de secretária adjunta da Atenção Secundária. 

Existe uma fila de espera de mais de 350 mil solicitações de exames e consultas especializadas, na rede municipal de Saúde. Dar agilidade aos atendimentos desses pacientes é uma das metas previstas no plano de ação elaborado pelo Gabinete de Intervenção e já apresentado à Justiça (Com Assessoria).
Imprimir