Imprimir

Notícias / Política BR

Na reta final de filiações, Lula e Serra articulam palanques

Folha Online

Às vésperas do prazo final de filiações partidárias --a um ano das eleições de 2010, marcadas para 3 de outubro--, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), se dedicam à consolidação de palanques e cooptação de aliados nos Estados, informa reportagem de Catia Seabra, publicada nesta segunda-feira pela Folha de S. Paulo.

Segundo a reportagem, os dois trabalham ainda para debelar crises em suas bases de apoio. Disposto a oferecer palanques confortáveis à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Lula tem investido nos líderes em cada Estado.

A Folha informa que, de acordo com petistas, o presidente está convencido que o sucesso das negociações --sobretudo com o PMDB-- depende da costura regional.

Palcos de turbulência, cinco Estados são apontados como essenciais para viabilizar um apoio formal do PMDB ou, ao menos, para impedir uma adesão do partido ao PSDB: Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Goiás.

Em alguns casos, Serra e Lula disputam o mesmo território. É o caso do Paraná. Na Bahia, é Serra quem avança sobre o PMDB, hoje em pé-de-guerra com o governador Jacques Wagner (PT). Aliado do ministro Geddel Vieira Lima (Integração), o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), já agendou uma reunião com o tucano.
Imprimir