Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

AA realiza um seminário mostrando doença do alcoolismo a profissionais

Da Redação

O Escritório de Serviços Locais de Alcoólicos Anônimos, Área de Mato Grosso, vai realizar na próxima quarta-feira (23), o X Seminário para Profissionais. O seminário, cujo tema é: Alcoolismo: parcerias que salvam, acontece no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.
 
Mais de 200 profissionais, entre assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, gerentes de recursos humanos, advogados, servidores públicos, responsáveis pela área de segurança no trabalho e estudantes são esperados para o evento. As vagas são limitadas.

Segundo o ESL- MT, o objetivo deste seminário é dar uma visão clara e completa sobre a irmandade de Alcoólicos Anônimos e de seu programa de recuperação, mostrando a todos aqueles que por suas funções profissionais ou sociais, lidam direta ou indiretamente com o problema do alcoolismo, uma doença que hoje afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não tem cura.

De acordo com um membro de AA, que mantém seu anonimato respeitando a tradição da irmandade, “nossa intenção é fazer com que essas pessoas sejam multiplicadoras da mensagem de Alcoólicos Anônimos, fazendo com que aquelas pessoas que sofrem da doença do alcoolismo venham para irmandade e iniciem seu processo de recuperação”.

Para obter maiores informações sobre o X Seminário para Profissionais, ou como se inscrever, os interessados podem ligar para o Escritório de Serviços Locais de Mato Grosso pelo telefone 3321 1020, ou na sede do ESL-MT, à Rua Antonio Maria n° 130, 1° andar, sala 10, Edifico Ana Paula, Centro Cuiabá, ou pelo e-mail aa@aamt.org.br ou esl_mt@hotmail.com.

A irmandade

Alcoólicos Anônimos foi criada em 1935, nos Estados Unidos. Em Mato Grosso foi fundada em 19 de setembro de 1.973 e conta hoje com cerca de 50 grupos em vários munic[ípios. AA é uma irmandade da qual fazem parte homens e mulheres que se ajudam mutuamente para conseguirem uma vida com sobriedade.
 
Alcoólicos Anônimos tem como propósito primordial auxiliar outros alcoólicos a se recuperarem desta doença, que não tem cura, mas pode ser contida. Para pertencer a Alcoólicos Anônimos basta o desejo de parar de beber. A instituição não cobra taxas, não mantém controle sobre seus membros e não aceita doações de pessoas ou entidade de fora da irmandade, sobrevivendo graças a contribuições voluntárias de seus integrantes.

A.A. não está ligado a nenhuma seita ou religião, partido político ou organização; Também não apóia nem combate nenhuma causa, até mesmo o álcool.
Sua proposta para a recuperação é uma auto-reformulação, sugerida através da prática de 12 Passos, sem nenhum tipo de imposição. Seus membros participam de reuniões sem diálogos. Nelas, são trocadas experiências do alcoolismo ativo e do processo de recuperação.
Imprimir