Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Começa em Brasília (DF) encontro internacional sobre segurança alimentar

Da Redação - Ascom

O 5º Congresso Pan-Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças foi aberto nesta segunda-feira (21), com a participação do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ele destacou importância de aumentar o consumo de hortaliças e frutas no Brasil

Incentivar o aumento da produção e do consumo de alimentos adequados para população brasileira. Essa é uma das metas que o País deve alcançar a fim de evitar o crescimento alarmante do consumo de alimentos industrializados. Foi o que destacou o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na abertura do 5º Congresso Pan-Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças, nesta segunda-feira (21/9), em Brasília (DF).

Moreira destacou que desde 2003 o MDS tem programas direcionados para melhorar a alimentação dos brasileiros. E citou, entre outros, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA); a Rede de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares); a Educação Alimentar e a Agricultura Urbana (incentivo à implantação de hortas comunitárias e feiras populares). “Portanto, esse congresso é bem oportuno para a discussão”, lembrou o dirigente.

Para o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, o congresso é fundamental para tratar do direito humano à alimentação adequada. “Esse direito está previsto na Lei Orgânica de Segurança Alimentar (Losan) e agora estamos lutando para incluí-lo na Constituição, por meio da PEC 047/2003”. O representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Henrique Jacob, ressaltou que o evento tem objetivo de promover a trocar de experiências de políticas públicas na América Latina.

O congresso - que se encerra na quinta-feira (24) - é organizado pela Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, tendo como parceiros os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Desenvolvimento Agrário; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente e da Educação; além da Embrapa Hortaliças, Conab, Consea, Organização Pan-americana de Saúde e Associação Brasileira de Horticultura.

Na programação paralela do encontro, haverá uma apresentação sobre os programas e ações do MDS voltados para o incentivo ao consumo de frutas e hortaliças. Será nesta terça-feira (22), das 8h às 12h. O congresso contará com a participação de convidados brasileiros, de integrantes de governos de países americanos, de representantes da sociedade civil e da sociedade científica, além de 150 autores de trabalhos que foram selecionados por uma Comissão Científica.

Padrões brasileiros - Na opinião de especialistas, é alarmante o padrão de consumo da população brasileira, com gasto excessivo na aquisição de alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras e o consumo insuficiente de frutas e hortaliças e alimentos ricos em fibras. Esse histórico tem se refletido em todas as classes de renda causando desfavoráveis estatísticas de mortalidade. A expectativa, portanto, é que a partir dessa reunião em Brasília surjam avanços importantes no que diz respeito à questão do Direito Humano à Alimentação Adequada. E que o encontro possibilite uma grande e efetiva troca de informações e conhecimentos entre os países para a melhoria da nutrição e da saúde das populações.

Histórico – A realização do Congresso Pan-Americano nos dois últimos anos ocorreu no Uruguai e Chile, 2007 e 2008, respectivamente. A comitiva brasileira apresentou a proposta de sediar o 5º Congresso no ano de 2009, cuja organização seria coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com outros órgãos governamentais, a qual foi aprovada por unanimidade.

Imprimir