Imprimir

Notícias / Cidades

Ranking mostra Cuiabá como uma das capitais mais seguras do Brasil

Da Redação - Rodrigo Costa

Dados compilados pelo Anuário de Cidades Mais Seguras do Brasil revelam que Cuiabá tem um dos menores índices de assassinatos dentre as capitais brasileiras. De acordo com o achada, a taxa registrada na capital mato-grossense é de 16,4 homicídios a cada 100 mil habitantes. 

Leia também
Presidente do PL cobra posicionamento de Thiago Silva e reforça convite para filiação de Cláudio Ferreira

O estudo leva em conta informações mais recentes do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Florianópolis, que está na primeira posição do ranking, possui um índice de violência 1,7 vezes menor. No Recife, capital de Pernambuco e última colocada entre as 27 capitais, a taxa de violência é 3,46 vezes maior que Cuiabá.

As outras capitais do Centro-Oeste também figuram no ranking. Brasília está na terceira posição, com taxa de 14,2, Campo Grande com 21,0 na quinta posição e Goiânia com 21,5 na sexta posição.

Metodologia da pesquisa

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil é elaborado pela da MySide e possui  metodologia específica que desenvolve uma métrica para violência para cada estado com base nos dados municipais de assassinatos, encontrados no Painel de Monitoramento de Mortes, do Ministério da Saúde.

A metodologia, que é diferente de outras pesquisas de segurança presentes no mercado, foi pensada para corrigir potenciais subnotificações de assassinatos em cada município do Brasil.

No Anuário 2023, a taxa média de assassinatos no país a cada 100 mil habitantes foi de 24,9. Por outro lado, em Julho de 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou seu anuário, onde a taxa de assassinatos registrou índice inferior, com 23,4.

A discrepância nas métricas foi relativamente pequena e já era esperada, uma vez que são utilizadas diferentes fontes primárias de dados. Enquanto a MySide se baseia no banco de dados do Ministério da Saúde, que analisa os atestados de óbito registrados no Brasil, o Fórum utiliza dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.

Imprimir