Imprimir

Notícias / Cidades

Interventora diz que Cuiabá realizou todos os trâmites e que o MS pagará o novo piso salarial da enfermagem de R$ 4,7 mil

Da Redação - Rodrigo Costa

Nesta quarta-feira (30), o vereador Dilemário Alencar (Podemos) intermediou uma reunião entre uma comissão de servidores da saúde de Cuiabá com a interventora Daniele Carmona para discutir a implantação do novo piso salarial da enfermagem no valor de R$ 4.750,00. Na oportunidade, membros da comissão questionaram a interventora por que ainda o município de Cuiabá não pagou o novo piso salarial para os servidores da enfermagem.

Leia também
Mauro afirma que produtores precisam continuar contribuindo com expansão e melhoria de rodovias

Danielle explicou que a secretaria realizou todos os trâmites necessários junto ao Ministério da Saúde para recebimento da complementação financeira do piso da enfermagem, com a abertura de conta específica para o recebimento, e à inserção da plataforma Investisus para lista dos profissionais da rede da saúde municipal criada no dia 28/06/2023, e da rede filantrópica sob gestão municipal no dia 02/08/2023, quando foi feita a confirmação de envio dos dados pelo Ministério da Saúde.

"No entanto, assim como outros 476 municípios brasileiros, Cuiabá e Curitiba, são exemplos de capitais, que não tiveram seus nomes divulgados na portaria GM n° 11 55/2013 para o recebimento dos valores. A equipe interventora já fez contato com o Ministério da Saúde e recebeu a informação que os municípios terão novo prazo para envio dos dados até dia 10 de setembro para realizar eventuais ajustes e que existe a informação do ministério de que todos da classe da enfermagem terão o pagamento do novo piso retroativo ao mês de maio deste ano", explicou à interventora.

Danielle informou ainda, que após o recebimento dos recursos, será necessária a aprovação de lei autorizativa aprovada pelas Câmaras Municipais para os municípios realizarem os pagamentos às entidades filantrópicas, e aos profissionais de saúde.

"Foi importante a reunião para esclarecer o trâmite que se encontra a situação para implantação do piso. Entretanto, a burocracia está fazendo demorar muito para pôr em prática a justa conquista do piso nacional. A boa notícia é a garantia do pagamento retroativo a maio, e também a boa vontade da interventora para a implementação de um novo Plano de Cargo, Carreira e Salário para que possa dar progressão aos servidores da saúde que já trabalham na rede para ter justiça salarial com a implantação do novo piso para a categoria da enfermagem", disse o vereador Dilemário Alencar.

(Com assessoria)
Imprimir