Imprimir

Notícias / Política MT

Homero cobra investimentos para turismo no Estado

De Brasília Rosângela Mendes - especial para Olhar Direto

Lembrando o Dia do Mundial do Turismo a ser comemorado no dia 27, o deputado federal Homero Pereira (PR ), destacou hoje (24),  no plenário da Câmara os potenciais turísticos do Brasil e em especial de Mato Grosso, e cobrou maiores investimentos e vontade política do governo federal para o setor, para que ele cresça e gere emprego renda, assim como, o agronegócio que projetou o estado como unidade da federação que mais cresceu nos últimos 15 anos.

“O turismo, sobretudo o ecológico e o rural, são os  que mais crescem no mundo. Assim como ocorreu com o agronegócio, que fez de Mato Grosso a unidade da federação que mais cresceu no país. Mas, para que isso ocorra é necessário a destinação de recursos necessários para sua estruturação do setor junto ao Orçamento Geral da União para atrair empresas para estado”, defendeu Pereira.

O parlamentar cobrou ainda maior atenção da União a Cuiabá por ela estar entre as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, em 2014. Para ele, a capital precisa de recursos financeiros e sobretudo, de decisão política para estruturá-la para o mundial de futebol.
“Mato Grosso tem potencial para atrair turistas de todo o mundo, não só através do futebol, mas, principalmente por meio das belezas naturais, mas necessitamos de recursos financeiros e decisão política”, cobrou o parlamentar.

O setor no estado, conforme reclamou o republicano, tem enfretado muitas dificuldades, e se estruturado somente através de emendas parlamentares.
“Com as emendas é que podemos atender todas as demandas do setor, seja na área de infra-estrutura ou de eventos. Vale ressaltar, que o turismo rural é uma realidade no Brasil. Infelizmente, porém, uma realidade subdesenvolvida, cujo potencial nem de longe tem sido explorado”, pontuou Homero.

Entre os potenciais turísticos de Mato Grosso o parlamentar destacou o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com formações rochosas de arenito, mirantes e muitas quedas d’agua; o Pantanal considerado um “paraíso ecológico, com a maior planície alagada do planeta e a terceira maior reserva ambiental do mundo” ainda ressaltou com a Transpantaneira “uma estrada de terra, cheia de pontilhões de madeira região abriga pelo menos 650 espécies de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis”. Além das duas cidades que ingressaram na categoria de pólos turísticos regionais: Alta Floresta e Feliz Natal que conserva belezas naturais.

Imprimir