Imprimir

Notícias / Cidades

Período proibitivo é prorrogado após registro de queimadas e incêndios florestais

Da Redação - Amanda Divina

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), prorrogou o período proibitivo para queimadas no Estado até 30 de novembro. O motivo da prorrogação seria devido às condições climáticas favoráveis  às ocorrências de queimadas e incêndios florestais.

Leia também
Incêndio retorna ao Parque Estadual das Águas e chega ao Santuário das Onças; veja vídeos


A decisão consta no Decreto nº 579/2023, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (9), que leva em conta o uso de fogo na vegetação, que coloca em risco a saúde, a qualidade de vida e a segurança da população.

O período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso estava previsto para ser encerrado no dia dia 31 de outubro deste ano.

“Considerando que ainda há focos de incêndio e que as equipes de combate estão em campo aguardando que se estabilize o período de chuvas e levadas em consideração as condições climáticas do período, fica proibida a queimada até o final do mês de novembro”, ressaltou o secretário adjunto Executivo da Sema-MT, Alex Marega.

No período de emergência ambiental, é autorizada a contratação de brigadistas temporários, com a finalidade de auxiliar bombeiros militares na prevenção e combate aos incêndios nas comunidades mais atingidas. 

Mesmo no período proibitivo, é permitido o uso do fogo nas práticas de prevenção e combate a incêndios, como aceiros e técnicas de contra fogo, realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis. Já o uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo. 

(Com informações da assessoria)
Imprimir