Imprimir

Notícias / Cidades

VG abre seletivo para para contratação de agentes comunitários de saúde; veja edital

Da Redação - Rodrigo Costa

A Prefeitura de Várzea Grande, seguindo determinação do prefeito Kalil Baracat (MDB) e do secretário de Saúde, Gonçalo Barros, publicou nesta segunda-feira (13), o Edital de número 001/2023, que anuncia a realização de processo seletivo para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva na área da saúde, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS). 

Leia também
Lúdio rebate Abílio e manda recado: "se prepare, vamos nos encontrar em 2024"

Serão 59 vagas para contratação imediata e ainda para formação de cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (14) e vão até o dia 14 de dezembro. As provas objetivas de língua portuguesa, legislação específica do Sistema Único de Saúde (SUS) e administração pública serão aplicadas no dia 14 de janeiro de 2024. Todas as informações do processo seletivo estão neste edital.

Para habilitação ao cargo é necessário ter o ensino médio completo, ter mais de 18 anos e comprovar as exigências do edital. O salário é de R$ 2.640,00 para 40 horas semanais.

O processo seletivo para ACS será todo realizado e executado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon), instituição com atuação em âmbito nacional, especializada em concursos públicos e processos seletivos, contratado pela prefeitura. Caberá ao Selecon prestar informações e esclarecimentos ao candidato através dos seguintes meios: Endereço Eletrônico Selecon: www.selecon.org.br, na área do Processo Seletivo.

No mesmo endereço, deverão ser feitas as inscrições que custam R$ 80. O edital cita ainda as condições para obtenção da isenção da taxa. Outras informações podem ser obtidas via: Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC): (65) 99297-9502 e (65) 99269-2400 - (21) 2323-3180, somente em dias úteis, das 9h às 17h. E-mail do organizador do seletivo para contato de candidato: faleconosco@selecon.org.br .

Ainda conforme o prefeito, são os ACS que dão todo o suporte à Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS): o atendimento inicial. “O objetivo da primária é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar possíveis casos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade resultando em melhores condições de tratamento das pessoas”.

Várzea Grande possui 68 Equipes de Saúde da Família (ESF) e com a ampliação implantará mais 71, atingindo 139 equipes. Com isso, será possível garantir a cobertura da APS para 100% da população, atendendo 2.158 pessoas por equipe.
Imprimir