Um dos idealizadores da 1ª Expominério - Exposição, Congresso e Negócios para o Setor da Mineração -, o deputado estadual Max Russi (PSB) disse à imprensa, em entrevista coletiva, que o setor é muitas vezes visto apenas pelo lado negativo. Segundo ele, as ações positivas, como a geração de empregos, ficam em segundo plano.
Leia também
Janaina acredita no bom desempenho do MDB nos maiores colégios eleitorais de MT: 'estamos empolgados'
A exposição aconteceu na última semana, em Cuiabá e contou com a presença de diretores de mineradores, garimpeiros, empresários e autoridades do governo federal e estadual.
“Nós precisamos aproveitar a mídia e o setor para informar à nossa população e para mostrar isso [geração de empregos]. Muitas vezes, se mostra apenas o lado negativo e não se mostra o potencial que nós temos em termos de gerar emprego, melhorar esses empregos e agregar impostos e valor à nossa produção”, disse. É um setor que muitas vezes é marginalizado, muitas vezes é discriminado e não é mostrado da forma correta”.
Segundo o deputado, quando se fala em atividades de garimpo e mineração, as pessoas têm uma ideia ruim de que tudo é proveniente de desmatamento. “Não é isso”. Ele cita que quando se fala mineração, a primeira imagem que vem à cabeça das pessoas é somente ouro.
“Não é somente ouro. Tem calcário, tem ferro. Então, a gente precisa desmistificar e mostrar isso também, porque senão a gente só fica vendendo imagem ruim. As pessoas, muitas delas vivem desse setor e vivem desse segmento”, pontuou. “A nossa agricultura depende da mineração, depende do calcário, depende do fosfato, depende de a gente fazer essa exploração”.
O deputado, entretanto, frisou que a exploração dessas atividades deve ser feita “de forma ambientalmente correta”, com o objetivo também de preservar as florestas.
“Enfim, nós temos que valorizar os bons mineradores. A ideia da exposição é fazer esse debate, trazer palestrantes, trazer conhecimento, passar conhecimento”.