Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia mira grupo investigado por produção e divulgação de informações falsas de autoridades públicas; jornalistas são alvos

Da Redação - Amanda Divina/ Do Local - Gustavo Castro

A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação Fake News 3, para cumprimento de ordens judiciais referentes a investigações que apuraram crimes de calúnia majorada, perseguição majorada e associação criminosa. Os alvos foram identificados como os jornalistas Enock Cavalcanti e Alexandre Aprá, além do empresário Marco Polo de Freitas, o "Popó" - irmão do prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia também
E-mails mostram que empresária suspeita de envolvimento em morte veio a MT denunciar crimes a secretário de Segurança

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, na casa dos envolvidos a polícia apreendeu celulares e notebooks. Até o momento, não há confirmação de presos.

As investigações apuraram supostas condutas reiteradas dos profissionais em veiculação de informações, sabidamente falsas, em sites, bem como grupos de aplicativos de mensagens, com o fito de atingir a honra e imagem de autoridades públicas.

Desde 2021, diversos procedimentos policiais foram instaurados pela DRCI, com envolvimento dos mesmos investigados, suspeitos de desabonar a imagem de agentes públicos e políticos.

Um dos alvos investigados já possui condenação pela 10ª Vara Criminal da Capital por crime contra a honra, figurando como vítima um senador da República. Durante as primeiras investigações, ainda em 2021, dois dos investigados foram indiciados por crimes de calúnia e difamação majoradas e associação criminosa.

Nesta terceira fase da operação, as investigações  iniciaram em setembro de 2023, ensejando diligências investigativas e análises técnicas, com representação por três mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pelas Justiça e cumpridos, nesta terça-feira, junto a outras ordens judiciais no contexto da investigação em andamento.
Imprimir