Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura decreta situação de emergência após município registrar mais de 1,2 mil casos de dengue e chikungunya

Da Redação - Amanda Divina

A prefeitura de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) decretou situação e emergência após o município registrar mais de 1,2 mil casos de dengue e chikungunya.  O decreto foi publicado no diário da Associação dos Municípios (AMM), nesta sexta-feira (9).

Leia também
Confira o que abre e o que fecha durante o Carnaval em Cuiabá

De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, entre janeiro e fevereiro de 2024 o município registrou 766 casos de dengue e 555 de chikungunya.

Diante do aumento nos casos, o prefeito Vander Masson decretou situação de emergência. 

Com o decreto, fica autorizada a  a adoção de todas das medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção de casos de Arbovirose, em especial, a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

"A situação de emergência pública em saúde, decorrente da presença do mosquito vetor do vírus da Dengue, Zika e Chikungunya e outras arboviroses, não abrange todas as ações, equipes, equipamentos e processos da saúde pública do Município de Tangará da Serra-MT, se limitando as que sejam decorrentes da situação sanitária específica", diz trecho do decreto.

Entre as ações a serem realizadas pela Prefeitura ao longo das próximas semanas estão a intensificação de campanha de conscientização nos meios de comunicação local, realização de mutirão de limpeza em bairros com maior incidência do mosquito Aedes Aegypti, começando pela Vila Horizonte, e ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde.
Imprimir