Imprimir

Notícias / Agronegócios

Seder Itinerante encerra viagem ao Vale do Araguaia

Da Redação C/Assessoria- AA

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso realizou  na sexta-feira ( 13 ), a última reunião de trabalho da Seder Itinerante na Região do Araguaia na cidade de Vila Rica(1,300 km de Cuiabá), e reuniu mais de 150 pessoas, entre elas prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários, produtores rurais, sociedade civil organizada, autoridades políticas da região e representantes de sindicatos rurais.

De acordo com o secretário  Neldo Egon Weirich, a Seder Itinerante na região do Vale do Araguaia foi a primeira entre as várias reuniões de trabalho a serem realizados em todo o Estado. "Nossa vontade é tornar essa região tão produtiva como as demais. Um evento dessa natureza é importante porque estamos aqui, com toda nossa equipe de técnicos e representantes das vinculadas, com a proposta de descentralizar e divulgar as ações da Pasta e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, (Empaer), o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat)”, enfatizou ao afirmar que toda a comitiva saiu de Cuiabá até chegar a Vila Rica de carro.

O secretário Neldo Egon  fez questão de afirmar a importância da união de todos que querem o reduzir as desigualdades regionais e obterem resultados positivos em todas as reinvidicações. “Nós precisamos pensar no Araguaia como um todo. Para que a região seja beneficiada com as ações mais urgentes a serem realizadas e, também, para analisar o potencial agrícola, da pecuária e também turística de cada município.”, disse Neldo, Os gestores públicos deste grupo de municípios querem consolidar as cadeias produtivas da fruticultura, hortigranjeiros (pupunha), ovino/caprinocultura, turismo (ecoturismo), piscicultura, leite, avicultura, mandioca e seringueira.

A Seder Itinerante conta com parceria da Secretaria  de Projetos Estratégicos, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Banco do Brasil oferecendo ao produtor rural informações, oportunidades e assessoria técnica. O secretário apresentou os principais projetos da sua pasta em execução no Estado. Foram apresentados os números da produção agrícola, pecuária e também dados sobre investimentos do Governo de Mato Grosso.

O prefeito de Vila Rica e presidente do CIDESA do Norte Araguaia, Naftaly Calisto da Silva (PMDB), que em fevereiro lançou o Programa Floresta Rica, com o objetivo a busca de soluções para melhorias econômicas e ambientais do município, falou da primeira ação em adotar a cultura de seringueira para o desenvolvimento dos APL,s, os Arranjos Produtivos Locais na cidade.“Vamos nos inteirar e introduzir a cultura junto aos assentados e produtores para começar a produzir. Nossa meta é ser fornecedor tanto ao mercado interno como externo. Vamos também recuperar áreas degradadas e matas ciliares”, disse o prefeito ao destacar que Vila Rica mantém, hoje, 100% da economia da cidade em torno da pecuária e conta com esse novo desafio da cultura de seringueira”.

No sábado (14), a comitiva aceitou o convite e esteve em visita  ao prefeito Francisco de Assis dos Santos, de Ribeirão Cascalheira (960 km de Cuiabá), que também aproveitou para reivindicar a presença da equipe da “Seder Itinerante” e apresentar as ações do governo para seu município. Na ocasião o secretário afirmou a sua satisfação e de toda a equipe nessa maratona de seis dias com a certeza dessa etapa vencida em diversos municipios, isso trará mais resultados positivos para a região. A visita somou mais de 1.300 Km de estrada. Ao terminar ele lembrou da responsabilidade confirmada com a Seder Itinerante ao voltar a Cuiabá ao fazer o balanço dessa viagem e apresentar o relatório ao governador Blairo Maggi. 





Imprimir