Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cuiabá registra mais de 700 casos de dengue neste ano; Pedra 90 é bairro com maior incidência

Da Redação - Mayara Campos

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se tornou um problema de Saúde Pública em diversas regiões do Brasil, inclusive em Cuiabá. Neste ano, a capital já acumula 716 casos notificados da doença, sendo que 537 foram confirmados, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA).

Leia também
Mato Grosso ultrapassa 14 mil casos de dengue e 4 mil em chikungunya
 
Conforme estudo do CIEVS, foi notado um aumento no número de casos em 2024, em comparação ao ano anterior, correspondendo a 75,1% nas primeiras 12 semanas epidemiológicas deste ano, contabilizando até dia 27 de março. 

Os bairros com maiores incidência de casos, conforme o estudo, foram: o Pedra 90 com 73 pacientes, seguido do Alvorada com 11 casos e Jardim Imperial e Osmar Cabral, com nove casos. O restante de bairros da Capital apresentam pouco ou nenhum caso. 

Tais números servem como uma alerta às comunidades e aos gestores públicos para redobrarem os cuidados de prevenção à doença e a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os ovos do Aedes aegypti podem ficar viáveis no meio ambiente por aproximadamente um ano e qualquer contato com água ele se transforma em larva, e assim perpetua seu ciclo de vida e consequentemente a transmissão da dengue. Para combater o mosquito Aedes aegypti e evitar a sua picada, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, como:
 
Imprimir