Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Pescado, redes e tarrafas são apreendidos em fiscalização no rio Cuiabá

Da Assessoria/Sejusp-MT

Policiais do Núcleo Especializado Ambiental do 9º Batalhão, em Cuiabá, apreenderam neste fim de semana, em vários pontos de pesca no rio Cuiabá, dezenas de peixes, redes de arrasto e tarrafas. As apreensões foram realizadas durante varredura no rio Cuiabá, com a intenção de combater crimes ambientais.

Foram fiscalizados pontos de pesca nos bairros Praeirinho, Porto, São Gonçalo, Parque Atalaia, e na Ponte Nova. No Parque Atalaia, os policiais apreenderam cerca de sessenta peças de pescado que estava em um saco. Um pescador, quando percebeu a aproximação dos barcos da equipe do Núcleo Ambiental, fugiu deixando os peixes para trás. Na madrugada ainda foram apreendidas mais trinta peças de pescado, 18 redes e 02 tarrafas em diferentes pontos de fiscalização.

O comandante do Núcleo, capitão PM José Carlos Rodrigues, considera satisfatória a fiscalização, pois em menos de doze horas foram recolhidas dezoito redes, com cerca de 30 metros cada uma. “Se unidas, as redes são suficientes para cercar o rio de uma margem a outra, e a quantidade de pescado leva a crer que haviam sido colocados há pouco tempo. O trabalho demonstra que o policiamento ambiental deve ser intensificado com a chegada da piracema, no início de novembro”.

Na última semana, em outra fiscalização, fiscais da Sema e policiais do Núcleo Especializado apreenderam em Santo Antônio de Leverger, 189 quilos de várias espécies de pescado, que estavam armazenados em uma residência sem a devida licença.

Todo pescado apreendido é destinado a instituições filantrópicas como creches, abrigos e hospitais, conforme determinação do Juizado Volante Ambiental.


Imprimir