Imprimir

Notícias / Política BR

"Presidência é oportunidade e destino, e não um ato de vontade", diz Meirelles

Folha Online

Meirelles informou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vai se filiar ao PMDB. Ele disse ter recebido de Lula apenas duas recomendações, aceitas de pronto: não concorrer ao governo de Goiás e ficar no BC ao menos até março de 2010, prazo para a desincompatibilização das autoridades que desejam buscar um cargo eletivo.

"O presidente também manifestou a preferência para que eu permaneça até dezembro de 2010, mas disse que respeitaria uma decisão de saída em abril de 2010 caso fosse minha opção. Certamente este será um importante fator a ser levado em conta."

O presidente do BC afirma ainda que disputar o Senado por Goiás é uma possibilidade a ser considerada em março de 2010. "Hoje não sou candidato. [...] Não serei candidato ao governo de Goiás. Uma candidatura a governador pelo PMDB com apoio do Íris Resende demandaria dedicação prioritária a partir do lançamento. O partido tem um candidato e um líder hoje. Caso eu aceitasse ser candidato, seria adequado sair do BC. Isto seria inadequado frente ao meu compromisso público com o presidente e com o país. Não tenho por hábito abandonar uma missão antes de cumpri-la."

Meirelles diz que decidiu se filiar a um partido político para "assegurar a preservação dos meus direitos políticos e ter a possibilidade de ter a via eleitoral como uma das opções futuras".
Imprimir