Imprimir

Notícias / Política MT

Em meio a racha pela primeira secretaria, Barranco diz que chapa Janaina-Júlio pode se tornar realidade

Da Redação - Rodrigo Costa

A disputa entre Janaína Riva (MDB) e Beto Dois a Um (UNIÃO) pela primeira secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tem provocado um racha na Casa de Leis. De um lado, deputados pró-Riva. De outro, parlamentares pró-Beto - apoiado pelo governo Mauro Mendes (UNIÃO). Nesta terça-feira (9), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou, em entrevista coletiva, que uma nova chapa pode surgir caso Riva consiga aglutinar um certo número de deputados. 

Leia também
Grupo pró-Janaina consegue antecipar eleição da Mesa Diretora para agosto; reeleição será proibida

Por ora, a corrida pela cadeira da primeira secretaria é o único impasse na eleição para escolha da nova composição da mesa. Os deputados já firmaram entendimento pela chapa única, composta por Max Russi (PSB) e Júlio Campos (UNIÃO), presidente e vice, respectivamente. 

Segundo Barranco, a chance de haver uma quebra de acordo e surgir uma chapa de oposição ocorre diante da possibilidade de dois fatores: o primeiro, diz ele, é Janaína conseguir garantir um número confortável de apoiadores; o segundo seria Max Russi não garantir o acordo firmado entre eles, de que Janaina assumira a primeira-secretaria na legislatura  (2025/2026). 

“Agora, o risco [de surgir uma nova chapa] que se corre em haver um número confortável de deputados com a Janaína e não havendo o esforço do Max, no sentido de garantir esse compromisso com ela, é que possa realmente surgir outro nome. Julio Campos é um nome experimentado e que possamos ter aí uma outra chapa, inclusive com o presidente e primeiro secretário”, disse. 

“Ele tem compromisso. Ele sabe disso, ele não pode titubear diante disso. Ele tem que me firmar o compromisso feito com a deputada Janaína. Até porque lá atrás ela já abriu mão duas vezes para que ele pudesse assumir a primeira secretaria”. 

Barranco afirmou que espera que haja um consenso e que seja garantido o compromisso firmado com ela para que mantenha a Assembleia unida. É um direito que também ao longo desse trabalho ele conquistou. E a Janaína, na minha opinião, eu tenho reiterado isso, sem meias palavras, a gente tem que cumprir esse compromisso com ela”. 

Nesta quarta, a Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que antecipa as eleições da Mesa Diretora de setembro para a primeira sessão do mês de agosto, logo após o recesso parlamentar. A votação aconteceu durante a sessão e recebeu 20 votos favoráveis.

A mudança foi feita através de um substitutivo integral à PEC que aumenta o número de membros da diretoria do parlamento.

Nos bastidores comenta que a proposta foi articulada pelo grupo que defende que a deputada Janaina Riva (MDB) seja primeira-secretária da chapa de Max Russi (PSB), para enfraquecer a articulação da base governista que quer emplacar Beto Dois a Um (União) ao mesmo cargo.

Segundo o texto, as eleições que ocorrem no segundo biênio, “dar-se-á na Ordem do Dia da primeira sessão do mês de agosto do segundo ano legislativo, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subseqüente”.
Imprimir