Imprimir

Notícias / Política BR

Senado publica exoneração do suposto namorado da neta de Sarney

G1

Foi publicada nesta quarta-feira (30) no Boletim Administrativo de Pessoal do Senado a exoneração de Henrique Dias Bernardes, suposto namorado de uma neta de José Sarney (PMDB-AP) nomeado por ato secreto. A demissão tinha sido determinada ainda no mês passado pelo presidente do Senado, mas como Bernardes estava de férias o ato só foi oficializado nesta segunda-feira (28). O ato publicado nesta quarta-feira diz que a exoneração foi "a pedido".

O caso de Bernardes era emblemático porque gravações atribuídas à Polícia Federal mostram o empresário Fernando Sarney, filho de José Sarney, falando sobre a contratação. A gravação mostraria o envolvimento do presidente do Senado na nomeação.

A demissão do servidor gerou controvérsias ainda no mês de agosto. A Diretoria-Geral tinha decidido manter Bernardes porque o chefe dele no serviço médico atestou sua frequência e manifestou desejo de continuar com o funcionário.

O presidente do Senado, no entanto, ordenou que o servidor fosse demitido para mostrar sua isenção em relação ao caso. A demissão não pôde acontecer, porém, porque Bernardes estava de férias e a legislação não permitiria a demissão. Ele retornou ao trabalho nesta segunda-feira e, segundo a diretoria-geral, pediu para ser exonerado.
Imprimir