Imprimir

Notícias / Cidades

MT registra 68 focos de calor em 24h; Bombeiros combatem chamas no Pantanal de Cáceres

Da Redação - Rodrigo Costa

Entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12), Mato Grosso registrou 68 focos de calor, de acordo com o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses focos, 37 estão na Amazônia, 24 no Cerrado e 7 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Leia também
Vereador e advogado formam dupla indiciada por calúnia e difamação contra juíza


No Pantanal, o Corpo de Bombeiros segue combatendo um incêndio florestal na região de Porto Conceição, em Cáceres. As equipes estão divididas em duas frentes às margens do Rio Paraguai, onde realizam o combate direto às chamas e a construção de aceiros com máquinas para evitar a propagação do fogo.

Já na região entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, o combate está sendo realizado pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os bombeiros de Mato Grosso fazem o estudo da área para determinar pontos de entrada por terra para retomar o combate.

O Corpo de Bombeiros monitora via satélite um incêndio que teria iniciado na área federal da Terra Indígena Sararé e avançado para a região de uma mineradora em Nova Lacerda. Os militares estão à disposição para o combate ao incêndio, contudo, aguardam autorização para entrar na área.

Estrutura

Atuam no Pantanal mato-grossense 38 bombeiros, um servidor do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), oito da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e cinco servidores da Defesa Civil do Estado.
Imprimir