Imprimir

Notícias / Cidades

Operação conjunta prende dez pessoas em flagrante por furto de energia em Várzea Grande

Da Redação

Ação conjunta das Polícias Civil e Militar e a concessionária de energia elétrica do Estado flagrou 650 situações de furto de energia em Várzea Grande e resultou na autuação de dez pessoas pelo crime de furto de energia elétrica.

Leia também
Shopping Popular não tinha sistema de combate a incêndio como sprinkler e detector de fumaça, aponta Bombeiros


O trabalho de identificação dos pontos de furto de energia foi realizado durante a semana passada, entre os dias 8 e 12 de julho, com equipes policiais, da concessionária e a Perícia Oficial e Identificação Técnica.

A fiscalização abrangeu pontos já mapeados pela concessionária, em um trabalho de investigação e compartilhamento de informações para combater o furto de energia.

O delegado Alexandre Nazareth, adjunto da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande, explica que os autuados em flagrante responderão pelo furto de energia agravado por fraude e cometido de forma continuada. “Seja utilizando do artifício de ligação direta, que configura furto; ou ainda, adulterando o medidor de energia, que configura o crime de estelionato, ambos são passíveis de prisão em flagrante e não cabem fiança”, explicou.

A concessionária de energia pontua que em poucos dias foram recuperados mais 370 megawatts/hora, o que daria para abastecer um município como Araguainha por quatro meses. Em valores, são mais de R$ 900 mil recuperados, sendo R$ 230 mil impostos que não foram pagos.

“Cuiabá e Várzea Grande são as cidades de Mato Grosso com o maior número de casos de furto de energia. Então ter ações ativas nestas cidades é muito importante. Mas nós já sabemos de outros pontos no interior. E a nossa missão é intensificar as fiscalizações e garantir que o cliente que honra seus compromissos não seja punido por quem busca o caminho do crime, destacou a analista de suporte e gestão da Energisa, Maria Luisa Xavier.

As ações de combate ao furto de energia fazem parte da operação Energia Limpa realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e a concessionária de energia de Mato Grosso em diversas regiões do estado.
Imprimir