Imprimir

Notícias / Esportes

Em sua terceira aparição, Cuiabá pode escrever capítulo histórico na Sula diante do chileno Palestino

Da Redação - Pedro Coutinho

O Cuiabá cumpre sua primeira missão em busca de fazer história na sua terceira aparição na Copa Sul-Americana, às 18h desta quinta-feira (18), quando encara o Palestino pelo jogo de ida dos playoffs, fase preliminar que garante uma vaga nas oitavas. Caso avance, esta será a primeira vez que um time mato-grossense chega ao mata-mata da copa continental.

Leia mais: Após vencer o Bahia fora de casa, Cuiabá volta com força total nos treinos para playoffs da Sul-Americana

A primeira participação ocorreu em 2016, quando o Dourado ainda tinha apenas 15 anos de existência e disputava a Série C do Brasileirão. O acesso à Sula foi garantido pela conquista da Copa Verde, um ano antes, com a vitória por 5 a 1 sobre o Remo.

Com o título regional, teve a chance de escrever um dos capítulos mais importantes da sua história e chegar nas oitavas da continental. Entrou na segunda fase e encarou a Chapecoense. Na ida, venceu por 1 a 0 na Arena Pantanal. Na volta, jogava pelo empate para garantir o avanço, mas foi eliminado após derrota por 3 a 1 na Arena Condá.

A segunda aparição foi em 2022, quando disputou pelo grupo B e fez história, duelando contra um time estrangeiro pela primeira vez, o Melgar, do Peru, na primeira rodada da copa. Também foi nesta edição que o auriverde venceu uma partida internacional e fora de casa, derrotando o River Plate do Uruguai por 2 a 1.

Naquela edição, cumpriu seis missões, conquistando duas vitórias, quatro derrotas e nenhum empate. Marcou sete gols e sofreu 10, terminando em terceiro na classificação do grupo com seis pontos. Com a somatória, não conseguiu avançar de fase, ficando atrás do Melgar e do Racing.

Em 2023 não participou pois não conseguiu a classificação. Agora, na atual temporada, tem a chance de escrever novo episódio marcante na sua história: avançar de fase e disputar o mata-mata.

No dia 18 de março deste ano, o Auriverde conheceu seus adversários pelo grupo G: Lanús-ARG, Metropolitanos-VEN e Deportivo Garcilaso-PER. E terminou a fase invicto: foram seis jogos, três vitórias, três empates e nenhuma derrota, o que garantiu a somatória de 12 pontos e o segundo lugar na tabela.

Com a vice-liderança, o Dourado entrou na “repescagem” da copa e terá a oportunidade, nos playoffs, de avançar às oitavas pela primeira vez. Para isso, terá que enfrentar o Palestino do Chile, time que encerrou sua aparição na Libertadores em terceiro lugar do grupo E.

O primeiro duelo será nesta quinta-feira (18), às 18h no Estádio Municipal de Concepción, no Chile. O dourado já está em solo chileno, onde iniciou as preparações para o confronto.

Nesta quarta-feira (17), a equipe embarca para Concepción, onde realizará seu último treinamento antes da partida. O técnico Petit terá todos os atletas à disposição, tendo força máxima para o confronto decisivo. A volta está marcada para a próxima quinta-feira (25), na Arena Pantanal, às 18h.
Imprimir