Imprimir

Notícias / Cidades

Reunião confirma importância de junção de forças nos incêndios no Pantanal de Mato Grosso

Da Redação - Rodrigo Costa

A integração entre vários órgãos estaduais e federais têm contribuído para evitar uma nova tragédia ambiental no Pantanal em decorrência dos incêndios e da seca extrema. Esta é a avaliação feita, nesta quarta-feira (21), durante reunião realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em Cuiabá. 

Leia também
Mulher encontrada morta em porta-malas era "captadora" de processos judiciais; vítima teria sido esganada


Os mapas apresentados pelo tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza, comandante do BEA, Mato Grosso registra hoje somente um grande incêndio no Pantanal, registrado no Sesc Pantanal e que mobiliza aviões, carros de combate aos incêndios, brigadistas e bombeiros.

Na reunião, convocada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o presidente, deputado Carlos Avallone (PSDB), lembrou que as reuniões envolvendo vários órgãos e a sociedade civil para preparar as ações de prevenção e combate aos incêndios no pantanal vem ocorrendo desde novembro do ano passado e os resultados podem ser considerados positivos. “Hoje, estamos muito melhor que em 2020, quando fomos pegos de surpresa”, disse o deputado.

Presidente da Subcomissão do Pantanal, o senador Wellington Fagundes confirmou a mesma opinião em relação aos resultados positivos do planejamento antecipado com a participação de vários órgãos e a sociedade civil. “Mas, precisamos continuar atentos, apesar da situação não ser tão difícil como foi em 2020”, diz.

Durante a reunião, os parlamentares assinaram um ofício solicitando a ampliação dos recursos empregados pela Marinha do Brasil, como um helicóptero de grande porte para facilitar a infiltração dos brigadistas em áreas de difícil acesso, além de duas embarcações para combate aos incêndios nas margens dos rios e um avião com capacidade para lançar 10.000 litros de água nos focos de incêndio. Essa solicitação foi tratada no 6º Distrito Naval da Marinha em visita dos parlamentares em conversa com o contra-almirante Alexandre Amendoeira Nunes.

O senador Wellington Fagundes (PL) ainda sugeriu uma reunião com a bancada federal em outubro para definição de recursos para a prevenção e combate aos incêndios no ano que vem.
Imprimir