Imprimir

Notícias / Cidades

Com alta de incêndios, governo federal autoriza contratação de brigadistas temporários em 14 cidades de MT: veja

Da Redação - Rodrigo Costa

Em meio a alta de incêndios no estado, o Governo Federal autorizou a contratação de brigadas federais temporárias para a prevenção e o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso. Outros 18 estados e no Distrito Federal também serão contemplados. 

Leia também
Júlio detona Mauro Carvalho e diz que PRD não deve “meter o bico” nas decisões do UB


A medida foi oficializada por meio da Portaria do Ibama (nº 114/2024), que autoriza o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas em um conjunto de cidades brasileiras afetadas pelas queimadas, com estruturas e tamanhos diversos.

As cidades mato-grossenses contempladas são: Nos municípios de Tangará da Serra, Brasnorte (duas), Conquista D'Oeste, Poconé, Bom Jesus do Araguaia, São José do Xingu e Confresa, foram contratados brigadas federais temporárias com a estrutura de um brigadista chefe de brigada, 2 brigadistas chefes de esquadrão e 10 brigadistas.

Já em Feliz Natal e Canarana serão brigadas federais temporárias com a estrutura de um brigadista chefe de brigada, 3 brigadistas chefes de esquadrão e 18 brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais. 

São Félix do Araguaia terá brigadas federais temporárias com a estrutura de um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e 12 brigadistas, para a prevenção e combate aos incêndios florestais. Em Gaúcha do Norte está autorizado a contratar brigadas federais temporárias com a estrutura de um brigadista chefe de brigada, 4 brigadistas chefes de esquadrão e 24 brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

Nos municípios de Cotriguaçu, Paranatinga e Cáceres as brigadas federais temporárias terão a estrutura de um brigadista chefe de brigada, 4 brigadistas chefes de esquadrão e 20 brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

Além disso, a portaria autorizou o Prevfogo a contratar 26 supervisores estaduais de brigadas para apoio às Coordenações Estaduais do Prevfogo em Mato Grosso. 

O PrevFogo é o responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas. A portaria também autoriza a contratação de supervisores estaduais e federais de prevenção, monitoramento, logística, serviço de operações (SOP) e tiro quente, para apoiar as coordenações estaduais do Prevfogo.
Imprimir