Imprimir

Notícias / Cidades

24 cidades de MT estão em situação crítica devido à seca extrema; confira

Da Redação - Rodrigo Costa

De acordo com o relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado à unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), são 24 os municípios de Mato Grosso enfrentam condições de seca extrema. 

Leia também
Duas pessoas morrem e quatro ficam feridas em acidente entre S10 e caminhonete na BR-364


​As classes de seca são classificadas em: normal, fraca, moderada, severa, extrema e excepcional. Isso significa que os 24 municípios mencionados estão na penúltima categoria de classificação, ou seja, em condições de seca extrema.

O Índice Integrado de Seca (IIS) de agosto de 2024 indica diminuição no número total de municípios do Brasil com seca extrema em relação a julho. Apesar dessa melhora, a situação permanece crítica, com áreas consideráveis ainda nessa categoria, principalmente no Mato Grosso. 

Segundo o relatório, a situação é ainda mais preocupante em Apiacás, que já enfrenta essa condição há 10 meses consecutivos.

A projeção do Índice Integrado de Seca para setembro de 2024 alerta para o agravamento da seca em diversas regiões do Brasil. Destaque para a expansão dos municípios com condição de seca extrema, sendo estes localizados no Amazonas (8 municípios), Mato Grosso (73 municípios), Mato Grosso do Sul (7 municípios) e Goiás (43 municípios). 

De acordo com o relatório, essa situação exige atenção e ações preventivas para minimizar os impactos socioeconômicos e ambientais, sobretudo em relação ao maior risco de propagação do fogo.

Confira as cidades de MT com seca extrema. 
  1. Alto Araguaia
  2. Apiacás
  3. Aripuanã
  4. Brasnorte
  5. Carlinda
  6. Castanheira
  7. Colniza
  8. Cotriguaçu
  9. Curvelândia
  10. Itaúba
  11. Juruena
  12. Vila Bela da Santíssima Trindade
  13. Nova Bandeirantes
  14. Novo Mundo
  15. Novo Horizonte do Norte
  16. Pontes e Lacerda
  17. Porto dos Gaúchos
  18. Porto Esperidião
  19. Porto Estrela
  20. Santo Afonso
  21. Rondolândia
  22. Vera
  23. Nova Marilândia
  24. Nova Maringá
Imprimir