Imprimir

Notícias / Cidades

ETA Imigrantes entra em funcionamento e vai reforçar abastecimento de água em 24 bairros de VG

Da Redação

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Imigrantes entrou em funcionamento na noite de quinta-feira (12) e vai atender 24 bairros da cidade, reduzindo a intermitência na casa dos várzea-grandenses. Esta é a terceira ETA entregue pela gestão de Kalil Baracat (MDB) em pouco mais de 3 anos e meio. O gestor sempre priorizou resolver o problema crítico do abastecimento de água em Várzea Grande.

Leia também
Garcia critica legislação que afasta pantaneiros e defende alterações por deputados de MT: ‘não podemos deixar que alguém de Copacabana opine'


 Bairros como 7 de maio, 24 de dezembro e o Souza Lima, por exemplo, passaram a receber mais água nesta sexta-feira (13). Conforme técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE), a ETA segue em testes, mas já realiza o fornecimento do abastecimento para a casa dos moradores.
 
A nova ETA tem capacidade para tratar 125 litros de água por segundo. Com isso, é possível atender imediatamente 30 mil moradores de 24 bairros e adjacências. Ela está interligada à rede de distribuição existente na região sul da sede urbana, o que irá beneficiar indiretamente populações de áreas que antes eram atendidas pelo sistema sobrecarregado.
 
Em 2021, Kalil inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cristo Rei, que abastece 72 bairros da região, atendendo cerca de 100 mil pessoas. Em fevereiro deste ano, ele inaugurou a ETA Barra do Pari, atendendo 40 bairros e cerca de 70 mil moradores.
 
Agora, Várzea Grande conta com 5 ETA´s, o que deve ajudar a reduzir o intervalo de água para a população.
 
"Nós queremos diminuir a intermitência para dia sim, dia não ou fornecimento de água todos os dias. Temos projetos junto ao Ministério das Cidades para investirmos na recuperação, melhoramento da rede e na hidrometração para evitar os desperdícios de água. Nós vamos resolver esse problema por definitivo porque temos compromisso e temos as parcerias certas com o Governo do Estado, com a bancada federal por meio do senador Jayme Campos (União), com a Assembleia Legislativa e com a Câmara Municipal. São projetos importantes para tornar a Várzea Grande ainda melhor", comentou o prefeito.
Imprimir