O deputado estadual Doutor João, do Movimento Democaratico Brasileiro (MDB), disse nesta segunda-feira (6) que os filiados ao seu partido ainda estão atônitos com os resultados das urnas eletrônicas nas eleições municipais do último domingo (7). O MDB, do cacique Carlos Bezerra, vai governar 15 prefeituras em Mato Grosso, ficando atrás do União Brasil (66) e PL (22).
Leia também
Mulheres vão comandar apenas 13 dos 142 municípios de Mato Grosso; veja nomes
Talvez o resultado mais sentido pelo partido do deputado tenha sido com a derrotada em Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral do estado e onde o prefeito Kalil Baracat (MDB) era cravado como reeleito. Contudo, Flávia Moretti (PL) sagrou-se vitoriosa com um resultado que já é histórico para a cidade.
Em entrevista nesta segunda, o parlamentar comentou que “foi uma loucura” os resultados em VG, Cuiabá e Rondonópolis. Apesar de ser do quadro do MDB, o deputado apoiava a candidatura de Eduardo Botelho (UNIÃO), favorito e que ficou de segundo turno.
Em Rondonópolis, Thiago Silva, outro nome do MDB, não conseguiu fazer frente a Cláudio Ferreiro (PL), escolhido como novo prefeito da cidade.
“Eu estava falando para os colegas: foi uma loucura em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, as pesquisas mostravam [resultados] totalmente diferentes. Era tudo falso, pelo jeito. Pesado. Agora o MDB vai ter que pegar os cacos, vai se reunir e conversar”, comentou.
Na avaliação do parlamentar, os resultados deste domingo já são um claro recado que a disputa de 2026 já está tomando forma. Ele afirmou que a cúpula emedebista se reunirá esta semana para tomar alguns direcionamentos.
“Vamos conversar. Vai ter uma reunião pra essa semana aí. O que nós vamos fazer aqui e direcionamento nós vamos dar da vida. Começou 2026. Começou. Vamos aguardar agora para [ver] qual caminho vamos tomar”.