Imprimir

Notícias / Esportes

Jogos-2016 encerram complexo de inferioridade do Brasil, diz Lula

Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta setxa-feira que a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos-2016 faz com que o Brasil encerre sua "mania de ser pequeno". Emocionado, o presidente chorou em Copenhague, na Dinamarca, palco do pleito, e afirmou que o país tem uma oportunidade única para mostrar que é uma grande nação.

"Sempre achei que havia uma coisa que faltava para o Brasil. Somos um país que foi colonizado. Por esse fato, tínhamos mania de 'ser pequeno'. Mania de não sermos importantes. Achávamos que os outros podíamos e nós podíamos", afirmou Lula.

Durante o discurso do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, Lula chorou. Na sequência, este afirmou que hoje é talvez o dia mais emocionante que viveu.

"Pensei que não tinha mais motivo para ter emoção na vida. Já me encontrei com tantas pessoas, participei de tantos eventos. Hoje é talvez o dia mais emocionante da minha vida, um dia em que senti muito mais orgulho de ser brasileiro do que já sentia."
Lula disse ainda que alguns dos componentes da delegação brasileira na Dinamarca deram-se por derrotados quando avistaram o avião do presidente norte-americano Barack Obama, principal embaixador da campanha da cidade de Chicago e primeiro presidente dos EUA a comparecer em uma eleição de sede olímpica.

"Disse que, se ele [Obama] não viesse, eu iria ganhar. Ele veio e, quis Deus, eu ganhei mesmo assim."

Chicago foi eliminada logo na primeira rodada de votos da eleição. Na segunda, Tóquio ficou de fora. Rio e Madri fizeram a final, com 66 votos a 32 a favor da cidade brasileira.
Imprimir