Um gerente do Banco do Brasil, identificado pelas iniciais A.J.W., foi alvo de busca e apreensão nesta terça-feira (29) em Guiratinga (a 331 km de Cuiabá), durante operação realizada no Rio de Janeiro para desarticular um esquema de fraudes bancárias. A ação, conduzida pela Polícia Civil, cumpriu seis mandados de busca e apreensão em diferentes localidades.
Leia mais
Jovem morre afogado após ser puxado por peixe enquanto pescava em rio do interior
De acordo com informações do portal Metrópoles, os suspeitos estariam envolvidos em uma rede criminosa que realizava invasão de dados, alteração de informações cadastrais e desvio de valores diretamente do sistema da instituição financeira. Estima-se que mais de R$ 40 milhões tenham sido retirados de contas bancárias de forma fraudulenta.
Em Mato Grosso, as investigações estão sendo lideradas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DERF). Segundo apurações preliminares, o gerente alvo da operação colaborava ativamente com o esquema, em conjunto com um funcionário da área de tecnologia da informação e terceirizados do banco.
O grupo criminoso utilizava “scripts maliciosos” para acessar remotamente computadores do Banco do Brasil, obtendo, assim, controle sobre informações sigilosas dos clientes. Esse acesso permitia a realização de transações bancárias em nome das vítimas, além de alterações em dados biométricos e o cadastro de novos dispositivos para facilitar as fraudes.
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense (RJ) e em Mato Grosso.
Procurada pela reportagem, o Banco do Brasil afirmou que as investigações iniciaram a partir de apuração interna, que detectou irregularidades, as quais foram comunicadas às autoridades policiais.
Veja
Segue posicionamento:
O BB, no seu âmbito de atuação, colabora com as autoridades na investigação de fraudes com repasse de informações e subsídios, além de possuir processos estabelecidos para apuração e análise de denúncias de irregularidades envolvendo a conduta de funcionários. Normativos internos preveem soluções administrativas passíveis de aplicação, que vão desde a advertência e suspensão até destituição do cargo e demissão.