Imprimir

Notícias / Política BR

Lula sinaliza apoio à reeleição de Cabral no Rio

Folha Online

Após a escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou neste sábado que deverá apoiar a reeleição do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), nas eleições de 2010.

Em entrevista coletiva em Copenhague (Dinamarca), onde o COI (Comitê Olímpico Internacional) realizou a eleição, Lula disse que Cabral deve "ter mais quatro anos de mandato" para organizar os Jogos.

"Nós vamos ter muito trabalho [para organizar os Jogos], e não pensem que eu acho ruim. Acho ótimo que a cabeça deste moço aqui [Cabral] vá ter mais quatro anos de mandato pela frente e esteja compromissada com a Copa do Mundo [no Brasil, em 2014], compromissada com as Olimpíadas", afirmou Lula.

Ontem, após a escolha do Rio para sediar os Jogos, parlamentares da base aliada do governo e da oposição avaliaram que a Olimpíada vai trazer impactos positivos na popularidade do presidente Lula --com reflexos na candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República em 2010 e de Cabral.

Apesar de o DEM e PSDB minimizarem os benefícios da escolha do Rio na candidatura de Dilma, nos bastidores os oposicionistas reconhecem que a notícia será usada como palanque da candidata petista --uma vez que Lula se tornou o principal cabo eleitoral da candidatura do Rio.

Entre os aliados, o sentimento nos bastidores é que Dilma poderá ter vantagens políticas na escolha do Rio. Os governistas apostam que Lula vai adotar o discurso de que a petista é a candidata com melhores condições de gerir o país nos próximos anos --o que inclui a gestão dos recursos para os Jogos Olímpicos de 2016.
Imprimir