Imprimir

Notícias / Política BR

Sarney comemora 21 anos da Constituição, mas pede aperfeiçoamentos

Da Redação - Agência Senado

Sarney comemora 21 anos da Constituição, mas pede aperfeiçoamentosO presidente do Senado, José Sarney, divulgou nesta segunda-feira (5) nota à imprensa comentando os 21 anos de promulgação da Constituição brasileira. Sarney destacou que o capítulo dos direitos humanos e das garantias individuais é um avanço, mas criticou o texto constitucional com relação a questões políticas e administrativas, dizendo que ele precisa ser modernizado. Leia a íntegra da nota:

Nota à Imprensa

Declaração do presidente do Senado, José Sarney, sobre os 21 anos da Constituição brasileira, comemorados hoje, 5 de outubro:

"Fui o primeiro a jurar e defender a Constituição, mas nem por isso deixei de ser um crítico da Constituinte que, tendo por missão fazer uma Carta voltada para o futuro, fez capítulos voltados para o passado. A Constituição é muito boa no capítulo dos direitos humanos e garantias individuais, fez grandes avanços nos direitos sociais, mas, do ponto de vista político e administrativo, é um retrocesso. Híbrida, é parlamentarista e presidencialista".
"A constatação de sua imperfeição se dá pelo fato de já termos 58 emendas promulgadas e quase 1.500 em tramitação no Senado e na Câmara. Acredito que temos à frente um encontro marcado para adaptá-la aos tempos modernos e torná-la uma Constituição sem os defeitos da atual. As conquistas alcançadas, porém, nos direitos sociais propostos por mim na sua convocação, não deixam de ser um avanço e motivo de comemoração".
Imprimir