Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes fazem passeata no Rio contra adiamento da prova do Enem

Folha Online

Cerca de 200 estudantes realizaram na tarde desta segunda-feira uma manifestação contra a demora do MEC (Ministério da Educação) para marcar uma nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A prova, que deveria ter ocorrido no último fim de semana, foi adiada devido ao vazamento de conteúdo. A nova data do exame deverá ser divulgada na próxima quarta-feira (8).

Vestidos de branco, com narizes de palhaço, faixas e cartazes, os jovens realizaram o protesto em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, no centro do Rio. Depois, os estudantes seguiram em passeata até o prédio do MEC, na rua da Imprensa, onde entregaram um documento que representa a indignação deles com o episódio.

A manifestação foi organizada pelo grupo Nove (Nova Organização Voluntária Estudantil). A maioria dos estudantes que participam do movimento é dos colégios Santo Inácio, Teresiano, Escola Parque, Andrews e Escola Alemã Corcovado.

Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem. Em 2009, o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame, com 4.147.527 candidatos.
Imprimir