Imprimir

Notícias / Educação

Ministros da Educação e da Justiça se reúnem para discutir vazamento do Enem

Folha Online

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o da Justiça, Tarso Genro, se reúnem na tarde desta terça-feira para discutir o rumo das investigações da Polícia Federal sobre o vazamento do exame. Até a manhã de hoje, cinco pessoas tinham sido indiciadas pelo crime.

Ontem (5), um dos suspeitos de ter furtado a prova, Felipe Pradella, prestou depoimento à Polícia Federal e apontou mais duas pessoas que estariam envolvidas. Os dois, identificados apenas como Felipe e Marcelo, foram indiciados, assim como Pradella.

Também foram indiciados o empresário Luciano Rodrigues e o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid. A polícia investiga ainda a participação de uma mulher no furto de uma terceira prova.

O presidente do Inep (órgão ligado ao MEC), Reynaldo Fernandes, disse ontem que o governo espera as conclusões das investigações para decidir se pedirá o ressarcimento dos gastos com a impressão da prova. "Se na apuração ficar comprovado que é de responsabilidade do consórcio, eu sou obrigado a ingressar pedindo o ressarcimento na Justiça. Tem que ser investigado. Falar agora seria pré-julgamento", afirmou.

Fernandes disse que, além do ressarcimento, o governo também estuda responsabilizar o consórcio judicialmente se ficar comprovado o seu envolvimento no vazamento da prova. Até agora, porém, o presidente do Inep disse que é "muito cedo" para impor responsabilidades ao consórcio.

"Se o processo legal chegar à conclusão que tiveram responsabilidade, temos que entrar. Eu não posso avançar porque não sei desse inquérito", afirmou.

Também ontem, o MEC anunciou o rompimento do contrato com o Connasel --consórcio que venceu a licitação para realizar o exame que foi cancelado. Agora, o ministério negocia a contratação do Cespe e Cesgranrio.

A nova data para o Enem deve ser anunciada amanhã --assim como todos os detalhes da aplicação das provas. Nos bastidores, integrantes do governo afirmam que a prova deve ser realizada entre o final de novembro e a primeira semana de dezembro.
Imprimir