Imprimir

Notícias / Educação

Site do MEC volta receber pedidos para mudar local de provas

Folha Online

O site do MEC começou a receber por volta das 11h20 desta quarta-feira os pedidos de candidatos inscritos para a prova do Enem que querem alterar o local de realização das provas. Os pedidos deveriam ter começado a ser aceitos às 8h, mas um problema no site atrasou o início do recebimento.

De acordo com o ministério, os candidatos interessados em mudar o local da prova devem fazer a solicitação até a meia-noite da próxima quarta (14). O MEC ainda ressaltou que todos os candidatos --que alterarem o local ou não-- receberão um novo cartão de confirmação do exame, data e local específicos da realização da prova.

Os interessados devem acessar o site do Inep (órgão ligado ao MEC) e acessar o link "Acompanhe sua inscrição". O candidato deverá usar o número do seu CPF e sua senha para acessar a página.

A prova do Enem, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 deste mês, foi suspensa após o conteúdo das questões vazar. Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em parte das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.

Devido ao adiamento, a Unicamp decidiu não utilizar a nota do Enem em seu vestibular. Isso porque o Inep deveria entregar o resultado das notas à universidade até 30 de novembro, o que não será possível devido à nova data do exame.

Já a Fatec e a UnB decidiram alterar seus calendários que tinham as datas dos vestibulares no mesmo dia da prova do Enem. Os candidatos avaliados pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada), da UnB farão a prova nos dias 12 e 13 de dezembro, uma semana depois do previsto. Já a prova da Fatec acontecerá no dia 13 de dezembro.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, também afirmou, que as universidades federais de Juiz de Fora (MG) e de Santa Catarina --cujos vestibulares coincidem com a nova data do Enem-- também aceitaram mudar as datas de seus exames. Apesar disso, a informação não foi confirmada pelas instituições.

Representantes da USP e da Cásper Líbero devem realizam reuniões nesta quarta para decidir a possível alteração nos calendários. Até as 11h30, nenhuma das duas tinha decidido ainda
Imprimir