Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Contra dengue, Cuiabá está pronto para iniciar ação conjunta com VG

Da Redação - Jardel Arruda

O coordenador de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Wagner Simplício, declarou que a prefeitura de Cuiabá já entregou um plano de ação conjunta com a prefeitura de Várzea Grande para o governo do Estado para o combate a dengue. Segundo ele, “para o mosquito as cidades são uma só” e precisam de uma diretriz unificada.

De acordo com Simplício, esse plano prevê 130 homens envolvidos no combate a doença. Além disso, 10 caminhões e quatro pás carregadeiras devem ser utilizados para a limpeza urbana de Cuiabá e Várzea Grande. Vale ressaltar que a capital, sozinha, contabiliza 40 mil terrenos baldios e abandonados.

O coordenador de Vigilância ainda fez uma alerta sobre a necessidade de trabalhar intensamente com a prevenção, pois o ciclo da chuva está normalizada este ano. Outro motivo de preocupação é que o numero de pessoas propensas a contraírem o tipo circulante da dengue, o 2, ainda é grande.

Visando colaborar no combate a dengue, Wagner Simplício entregou 20 motos aos agentes de controle de endemias nesta manhã. As motos substituem as 16 que já eram utilizadas pela equipe e ainda aumenta em quatro a frota da Secretária de Saúde da Capital.

Além disso, o Simplício fez o anuncio do Prêmio Saúdem para os agentes de endemia que conseguirem os melhores resultados. A medida já foi utilizada em outra gestão de atual coordenador da Vigilância e foi retomada para incentivar ainda mais os funcionários em suas respectivas funções.

Outras duas motos foram entregues para o programa de vigilância da qualidade da água. Elas devem ser usadas na coleta de amostras de água em dez diferentes pontos da cidade, para medir a pureza do liquido ofertada pela SANECAP.
Imprimir