Imprimir

Notícias / Política MT

Vereadores discutem saúde e secretários não comparecem

Da Redação - KM

Diante da situação emblemática em que se encontra a saúde pública de Cuiabá e Várzea Grande, os vereadores das duas cidades debateram o assunto durante toda a manhã de hoje, em uma sessão conjunta na Câmara Municipal da capital. No entanto, os convidados “especiais” como os secretários de Saúde de Cuiabá, Luis Soares, e a de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães, não compareceram na reunião.

Por outro lado, o médico e deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB), esteve na Casa de Leis e compôs a mesa presidida pelo vereador Deucimar Silva (PP), Wanderley Cerqueira (PR), Charles Caetano (PR), Pastor Washington (PRB), Francisco Vuolo (PR).

O objetivo foi discutir problemas em comum entre os dois municípios da Baixada Cuiabana e firmar um termo de compromisso que estabelecerá um cronograma de metas e prazos para a execução de ações que serão desenvolvidas em conjunto. No final, vão estabelecer uma carta compromisso que deverão ser cumpridos pelas administrações municipais.

Por causa da ausência, os parlamentares decidiram convocar Luis Soares e Jaqueline Guimarães, como também o secretário estadual, Augustinho Moro, a prestar esclarecimentos no próximo dia 19 de outubro. “Temos que resolver essa questão porque é uma situação emergencial. As demissões dos médicos, os problemas no Pronto Socorro terão que ser resolvidos o mais rápido possível”, declarou o vereador de Várzea Grande Charles Caetano, líder do prefeito Murilo Domingos na Câmara.

Já solicitamos por várias vezes a presença do secretário Luiz Soares aqui na Câmara, mas até hoje nada", criticou o vereador Francisco Vuolo (PR), autor do projeto que instituiu as sessões metropolitanas.

Alguns dos parlamentares alegaram também que o Estado estaria sendo omisso por  não disponibilizar à população nenhum hospital público. O presidente da Câmara Deucimar Silva (PP) pontuou que alguns médicos do Pronto Socorro também são responsáveis pelo mau atendimento da saúde.

Apesar das discussões, apenas 13 dos 19 vereadores de Cuiabá acompanharam a sessão no Plenário.Totó César (PRTB), Domingos Sávio (PMDB), Lueci Ramos (PSDB), Levi Levi (PP), Everton Pop (PP), e Ivan Evangelista (PPS) não compareceram. Quanto a Várzea Grande, a única ausência registrada entre os 13 vereadores foi o de Antônio Gonçalo Pedroso de Barros (DEM), mais conhecido como Maninho de Barros.


Imprimir