Imprimir

Notícias / Educação

Escola “Salvelina Ferreira da Silva” ganha laboratório de informática completo

Da Redação - Secom/VG

O prefeito em exercício, Sebastião dos Reis Gonçalves, participou, na manhã desta quarta-feira (07/10), da entrega oficial do novo laboratório de informática da escola municipal “Prof.ª Salvelina Ferreira da Silva” (bairro Maringá II). O espaço – agora climatizado - ganhou pintura, rede elétrica, servidor próprio, internet banda larga e 22 novas máquinas de última geração. Além de todos os suprimentos como webcams e caixas de som. Todas essas benfeitorias só foram possíveis graças ao projeto de inclusão social e digital Oi Futuro – da Oi Telefonia. A unidade de ensino é a primeira a receber as benfeitorias em Várzea Grande. Ao todo, segundo a gerência de mercado coorporativo da empresa em Mato Grosso, foram investidos R$ 300 mil.

“Hoje, a escola Salvelina tem o que há de mais moderno em tecnologia. Queremos utilizar essa importante ferramenta em prol da educação. Além de assegurarmos a essas crianças de baixa renda condições de igualdade, queremos que este laboratório sirva de apoio à comunidade da região. Outro ponto importante é a qualificação dos professores, pois de nada adianta disponibilizar inúmeras tecnologias se elas não forem bem aproveitadas para o ensino. E este é o diferencial de nosso projeto porque proporcionamos aos educadores essa capacitação”, explica o diretor de planejamento do Oi Futuro, José Zunga.

O prefeito em exercício, Sebastião dos Reis Gonçalves, agradeceu o investimento realizado pela Oi no município. “Hoje é um dia de muita satisfação não apenas para nossos estudantes, mas para toda a sociedade. Projetos como esse transformam, para melhor, a vida das pessoas, proporcionando o acesso ao conhecimento. Temos a plena convicção que só existe justiça social onde há educação. Investir na inclusão digital é, sem dúvidas, um investimento na educação. Sentimo-nos gratos em fazermos parte desse extraordinário trabalho desenvolvido pela Oi em todo o Brasil”.

Em funcionamento em caráter experimental nos últimos dois meses, o laboratório de informática, mesmo em um curto espaço de tempo, transformou o cotidiano da escola. “Além das pesquisas escolares, nossos estudantes estão utilizando o local para confecção de currículos profissionais e realização de inscrições para concursos públicos. Os alunos da ‘melhor idade’ fazem uso constante dos jogos instalados nas máquinas para reaviarem a memória. Nosso laboratório se transformou em um espaço de cidadania”, relata o diretor da escola, Vanílson Félix.

Pelos próximos 18 meses, a unidade de ensino receberá, gratuitamente, todo o suporte técnico e de suprimentos do projeto Oi Futuro. “Após esse período, a prefeitura assumirá essas tarefas, mas nós continuaremos a oferecer a capacitação das pessoas para o uso das tecnologias”, informa José Zunga.

Vale lembrar que o laboratório está equipado com sistema de alarme e, para maior segurança dos equipamentos, a Oi instalou um dispositivo que proíbe que as máquinas funcionem em ambiente que não o do laboratório. Por estarem ligados diretamente ao servidor instalado no próprio local, os computadores só ligam se conectados a esse servidor. Essa é uma das medidas usadas pela empresa para coibir os roubos das mais de 2 mil máquinas distribuídas pelas 137 escolas de todo o país.

Esteve presente à solenidade oficial de entrega do laboratório de informática todo o secretariado municipal e os executivos da Oi Telefonia. Os alunos e funcionários acompanharam de perto o evento.
Imprimir