Imprimir

Notícias / Política BR

Comissão da Câmara aprova criação do voto distrital para deputados federais e vereadores

Folha Online

A Câmara começou a discutir novas mudanças no sistema eleitoral que ficaram de fora da minirreforma aprovada neste ano. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou hoje duas PECs (propostas de emenda à Constituição) que modificam a forma de escolha dos deputados federais e dos vereadores.

As propostas estabelecem a adoção do voto distrital. Pelo sistema distrital, apenas um deputado é eleito para determinada região.

As propostas seguem agora para análise da comissão especial criada para estudar o assunto. Se as matérias forem aprovadas na comissão especial ainda precisam passar pelo plenário e ganhar aval do Senado.

Pelo texto de uma das PECs, o voto distrital misto seria adotado nas cidades com mais de 200 mil habitantes. A Outra PEC adota o sistema em todo o país.

Segundo o deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), o voto distrital é a melhor forma para o eleitor escolher seus representantes.

"O eleitor vota no candidato do seu distrito, em eleição majoritária, e também numa lista partidária pré-ordenada de candidatos proporcionais. Não cremos que possa haver melhor opção para o eleitorado, nem melhor critério de escolha para o Parlamento e Assembleias estaduais num país de organização federalista", disse.
Imprimir